Parceria entre Condepe e CIETI fortalece o evento

12 dez 2019

Parceria entre Condepe e CIETI fortalece o evento

Maior evento nacional de Enfermagem em Terapia Intensiva, o Cieti passa a integrar a programação oficial do Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem

Em 22 e 23 abril de 2020, o Transamerica Expo Center receberá o 3º Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, que nesta edição traz como tema “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde”. Serão mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais focados em transmitir as mais modernas práticas e trazer os temas mais relevantes para o aprimoramento dos participantes do congresso, que em 2020 homenageará o Bicentenário de Florence Nightingale – reconhecida como a “primeira” enfermeira do mundo, que há 200 anos já declarava: “a enfermagem é uma arte” – e amplia sua atuação com alcance internacional.

Nesta edição, o Condepe traz uma grande novidade: a parceria com a Abenti – Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva, trazendo o Cieti – Congresso Internacional de Enfermagem e Terapia Intensiva para integrar a programação oficial do congresso.

Fundada em 2010 por um grupo de enfermeiros intensivistas, a Abenti tem como objetivo a promoção e integração entre os enfermeiros da Terapia Intensiva do Brasil e do mundo, além de proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Após dez anos o evento, que começou como Fórum e depois Simpósio Internacional, evoluiu para Congresso. “O Cieti é o maior evento de Enfermagem em Terapia Intensiva de referência nacional para os enfermeiros”, diz com orgulho a Presidente da Abenti, a enfermeira maranhense Widlani Sousa Montenegro, que completa: “Nosso evento congrega lideranças de enfermeiros intensivistas, docentes, enfermeiros assistenciais, residentes, enfermeiros cursando pós-graduação, acadêmicos, ligas acadêmicas e técnicos de enfermagem de todo o território nacional. É um momento de interação cientifica, política e social”. E, a partir de 2020, Condepe e Cieti resolveram fortalecer as discussões em macroprojeto e entenderam que essa parceria traria fortalecimento para a categoria.

Como parte das atividades de divulgação do conhecimento, a Abenti realiza eventos nacionais e internacionais e promove a certificação profissional do Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva. “A prova de título da especialidade representa, além de valorização, o reconhecimento das competências técnicas, ou seja, o conhecimento que o enfermeiro tem para desenvolver suas práticas dentro da terapia intensiva”, continua. Desde 2017 a legislação brasileira obriga que para coordenar a terapia intensiva o enfermeiro deva ser titulado pela sociedade. Este certificado é obtido através uma prova em duas etapas, uma teórica e uma prática, que acontece uma ou duas vezes por ano, no Cieti, o congresso da Abenti, ou no CBMI – Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, evento promovido pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira, sociedade parceira da Abenti. “Este título, que poderá ser obtido no Condepe, tem fortalecido muitas equipes no seu posicionamento como diferencial no mercado”, finaliza Wildlani.

O Condepe tem ainda como um de seus principais pilares, desde o seu início, em 2018, a premiação de trabalhos científicos. Em 2019, entre os 50 trabalhos selecionados, os projetos vencedores levantaram temas como “Uso de sementes de Moringa oleífera (LAM) no tratamento de água para consumo humano na Região do Amazonas”, “Análise de contaminação microbiana em superfícies inanimadas de diferentes setores do hospital” e “Estágio supervisionado no curso técnico em enfermagem: ações educativas na atenção básica”. Cada um deles foi premiado com uma viagem a Miami e visita à sede da Gaumard Scientific, um dos maiores fabricantes de simuladores de alta fidelidade do mundo e patrocinador do Condepe.

Através do Comitê Científico presidido por Dra. Renata Pietro, também presidente do Coren SP – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, e composto ainda por Dra. Camila Takao (Doutora e Mestre em Ciências), Dra. Eduarda Ribeiro dos Santos (Mestre e Doutora em Ciências) e Dr. Vinicius Batista Santos (Professor e Doutor), a edição de 2020 avaliará trabalhos dentro dos seguintes campos: Gestão e Qualidade, Educação e Ensino e Cuidado Clínico. As inscrições de trabalhos científicos para 2020 já estão abertas e devem ser feitas através do site oficial do Condepe – https://inscricao.condepe.com.br/trabalhocientifico/inicio.php. O prazo se encerrará em 31 de março de 2020, ou quando atingir o número máximo de 400 trabalhos, e o profissional deverá obrigatoriamente estar inscrito na 3º edição do Congresso – as inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no site da instituição – https://www.condepe.com.br/inscreva-se/ – até 19 de abril de 2020.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades do Condepe: