Dr. Oscar Cabrera, presidente da federação latino-americana de enfermagem em terapia intensiva, fala sobre a importância da parceria com Condepe

28 jan 2020

Dr. Oscar Cabrera, presidente da federação latino-americana de enfermagem em terapia intensiva, fala sobre a importância da parceria com Condepe

Fleci, organização com sede na Cidade do México, passa a integrar a programação oficial do Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem

A terceira edição do Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem – que acontece em abril de 2020, no Transamerica Expo Center –, marca sua internacionalização, através da parceria com a Fleci – Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva, federação de organizações de enfermagem em terapia intensiva com parceiros da categoria em diversos países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Condepe e Fleci têm como objetivo comum a transmissão de práticas mais modernas e a propagação dos tópicos mais relevantes para o aperfeiçoamento do trabalho dos profissionais de enfermagem, contribuindo para o desenvolvimento sindical e de classe. De acordo com Dr. Oscar Cabrera, presidente da Fleci,  a  parceria contribui para o avanço da categoria em toda a América Latina, “por meio do fortalecimento da profissão baseada em boas práticas, em um código de ética, a definição do papel ampliado da enfermagem, a participação da prática avançada em enfermagem, a presença conjunta de organizações em vários campos que salvaguardam os direitos dos profissionais de enfermagem e o respeito pelos direitos da população ao sistema universal de saúde”.

“O intercâmbio entre organizações permite solidificar e capacitar a profissão nos diferentes cenários em que desenvolve, por meio de fóruns de boas práticas de assistência, a geração de novos guias e protocolos que respondem às necessidades vertiginosas em saúde, criar políticas públicas que fortaleçam a enfermagem na região em trabalho, segurança, interculturalidade e desenvolvimento, contribuindo plenamente para o direito universal à saúde em todo o mundo”, continua Cabrera.

 “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde” é o tema do 3º Condepe, que discutirá novas práticas e estudos que permitem a criação de protocolos e guias de atendimento com as melhores evidências científicas, gerando resultados satisfatórios, respondendo às atuais necessidades de saúde da população e trazendo como resultado um atendimento profissional, seguro, padronizado e de qualidade, por meio do uso da tecnologia, mas com  abordagem humanística, centrada na pessoa como a única entidade. “Essas estratégias garantem a recuperação da saúde, que é a base principal para sociedades mais saudáveis ​​e economicamente ativas”, afirma o presidente da Fleci.

O 3º Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem homenageará o Bicentenário de Florence Nightingale – reconhecida como a “primeira” enfermeira do mundo, Serão mais de 80 palestrantes, nacionais e internacionais, compartilhando as mais modernas práticas e os temas mais relevantes para o aprimoramento da categoria.

As inscrições para a premiação de trabalhos científicos para 2020 estão abertas e devem ser feitas através do site oficial do Condepe – https://inscricao.condepe.com.br/trabalhocientifico/ – até 31 de março de 2020, ou quando atingir o número máximo de 400 trabalhos. O profissional deverá obrigatoriamente estar inscrito na 3º edição do Congresso – as inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no site da instituição – https://www.condepe.com.br/inscreva-se/ – até 19 de abril de 2020.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades do Condepe: