Enfermeiro de Mogi das Cruzes dá dicas de auxílio no cuidado de idosos

03 abr 2020

Enfermeiro de Mogi das Cruzes dá dicas de auxílio no cuidado de idosos

A saúde dos idosos traz naturalmente e necessidade de cuidados especiais, mas a preocupação torna-se ainda maior frente aos casos de contágio do novo coronavírus (COVID-19). Afinal, o público da terceira idade integra o principal grupo de risco da doença.

De olho neste fato, uma reportagem publicada no G1 detalhou dicas do enfermeiro gerontólogo Euclides Pinto de Souza, de Mogi das Cruzes, SP, para preservar a saúde de idosos.

Segundo Souza, pessoas da terceira idade possuem imunidade baixa e predisposição às doenças respiratórias. Por isso, ao entrar em contato com determinados vírus e bactérias, esse público fica ainda mais debilitado. Euclides salienta ainda a importância dos profissionais de saúde, familiares e cuidadores estarem atentos aos hábitos de higiene e manter a distância caso apresente algum sintoma.

“Precisa realmente ter esses cuidados de lavagem das mãos. Se alguém estiver com sinais e sintomas de gripe, é importante não ir trabalhar ou procurar a família e conversar com eles para substituir por outra pessoa”, diz o enfermeiro.

A reportagem mostrou ainda os cuidados redobrados que o Instituto Pró+Vida, que atende dezenas de idosos em Mogi das Cruzes, adotou. Funcionários foram orientados a usarem máscaras e aventais descartáveis. Visitas externas de familiares também foram restringidas durante a pandemia de COVID-19.

Euclides disse ainda que o álcool em gel 70% é um importante aliado na higienização combinada com a lavagem das mãos.

“Quando você lava suas mãos, as bactérias ou vírus vão embora. Aí sim, deve-se passar álcool em gel 70%”, declara.

Leia a matéria na íntegra no site do G1.

Fonte: G1

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades do Condepe: