Enfermeiras idealizam projeto para apoiar profissionais no combate à COVID-19

31 Mar 2020

Enfermeiras idealizam projeto para apoiar profissionais no combate à COVID-19

A atuação incansável dos profissionais de saúde para conter a transmissão do novo coronavírus (COVID-19) fez duas enfermeiras em São Paulo idealizarem um projeto inovador que vem colaborando para minimizar a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos centros de saúde.

Chamado de “Heroín@s em Ação”, o projeto consiste na criação de uma rede de colaboradores para produção e doação de EPIs para todos os profissionais que atuam na assistência médica.

Renata Pietro, intensivista e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), e Giovana Abrahão de Araújo, atuante em Bloco Cirúrgico e presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC), decidiram unir forças e construir uma corrente do bem.

As enfermeiras entraram em contato com o Ministério da Saúde e com a ANVISA no dia 21/3, propondo uma flexibilização excepcional por 180 dias na fabricação de EPIs e de outros produtos para saúde, sem a necessidade de exigências sanitárias administrativas, como alvará, autorização de funcionamento e cadastro.

Em apenas dois dias, o movimento resultou na publicação da RDC 356/2020, no dia 23/3. A iniciativa concretizou uma nova alternativa rápida e eficiente para oferecer condições mais seguras para os profissionais de saúde.

Esse foi o primeiro passo para o início de um projeto que já angariou vários parceiros: a empresa CNPH, de embalagens hospitalares, doou material para a produção de 500 máscaras. Além disso, a FabLab Joinville, uma oficina que faz fabricação digital, se dispôs a produzir o faceshield, máscara de proteção facial em material resistente. Os hospitais Alemão Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e Servidor Municipal e a empresa Venkuri também doaram material para confecção dos EPIs. Costureiros voluntários também se uniram ao projeto para a produção das máscaras.

O projeto está em busca de novas parcerias com empresas que estejam dispostas a doar matéria-prima para o aumento da produção. A princípio, a ideia é ajudar as regiões mais afetadas de São Paulo e, conforme novos parceiros forem se unindo à causa, as doações serão ampliadas para outras localidades.

Os interessados em contribuir para o “Heroín@s em Ação” devem entrar em contato através dos telefones (11) 99565-8187 ou (11) 96145-4981.

Registre su e-mail y entérese de las novedades del Condepe: