Cofen cria Comitê Gestor de Crise para reforçar ações contra a COVID-19

26 Mar 2020

Cofen cria Comitê Gestor de Crise para reforçar ações contra a COVID-19

Para reforçar medidas educativas, de esclarecimentos e de proteção a todos os profissionais de Enfermagem e à população do país, o Cofen – Conselho Federal de Enfermagem criou o CGC – Comitê Gestor de Crise para gerenciar informações e diretrizes relacionadas à pandemia de coronavírus (COVID-19).

O objetivo do Comitê é estabelecer estratégias de atuação na detecção e avaliação de casos suspeitos nos diferentes níveis de atenção (básica, média e alta complexidade), tanto na rede pública quanto privada.

Dentre as medidas apresentadas pelo CGC, estão desde a higienização frequente das mãos antes e depois do contato com pacientes ou material suspeitos até a adesão e adoção de medidas de controle de infecção estabelecidas pelas instituições sanitárias nacionais e internacionais.

Outra iniciativa do Cofen foi o lançamento de um manual com orientações e práticas seguras para que as equipes de Enfermagem atuem na linha de frente de hospitais e centros de saúde. Todas as diretrizes seguem orientações, protocolos e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e demais autoridades sanitárias.

Em formato PDF, as orientações incluem a formação de uma equipe de resposta rápida, definição de pontos de recepção específicos para pacientes com sintomas respiratórios e outras medidas para adequar a assistência à pandemia, trazendo mais segurança aos profissionais e também aos pacientes.

De acordo com o Conselho, todas essas medidas visam reduzir a transmissão do vírus na comunidade, retardando a progressão da COVID-19 no país, além de ajudar a reduzir o impacto nos serviços de saúde.

O comunicado do Cofen salienta ainda a relevância dos profissionais de Enfermagem  que, incansavelmente, atuam de forma ética, científica, segura e de qualidade para assegurar a saúde a toda a população brasileira.

Leia o comunicado na íntegra e baixe o documento com as recomendações no site do Cofen.

Fonte: Cofen.

Registre su e-mail y entérese de las novedades del Condepe: