A OMS – Organização Mundial da Saúde lançou um documento que ressalta a necessidade da força de trabalho da Enfermagem em situações críticas como a pandemia de coronavírus (COVID-19).
De acordo com a Organização, a Enfermagem é crucial para o esforço global de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODMs), incluindo cobertura universal de Saúde, Saúde Mental e Doenças não transmissíveis, resposta a emergências, segurança do paciente e a oferta de cuidado integral e humanizado.
Intitulado “A situação da Enfermagem no Mundo”, o relatório da OMS afirma ainda que é preciso esforços articulados e sustentáveis para maximizar a contribuição da força de trabalho da Enfermagem.
O documento também ressalta a necessidade de “intervenções políticas para possibilitar o máximo impacto e efetividade, otimizando o escopo de atuação e liderança dos enfermeiros, juntamente com aumento do investimento em sua educação, treinamento e trabalho”.
Para o presidente do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, é preciso que haja políticas públicas que garantam a proteção de todos os profissionais deste setor, principalmente no momento em que o mundo enfrenta uma pandemia.
“Medidas como o aumento da insalubridade para o grau máximo (40%) são importantes para os profissionais de Enfermagem que atuam no combate à COVID-19, sujeitos a altos índices de contaminação”, destacou Neri.
Para ter acesso à integra do relatório (em inglês) da Organização Mundial de Saúde, visite a página da OMS clicando aqui.