Parceria com FLECI inaugura internacionalização do Condepe

28 Ene 2020

Parceria com FLECI inaugura internacionalização do Condepe

A Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva (FLECI) passa a integrar a programação oficial do Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem

O Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem – que realiza sua terceira edição em abril de 2020, no Transamerica Expo Center, com o tema “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde” –, anuncia sua internacionalização, através da parceria com a Fleci – Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva.

A Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva, sediada na Cidade do México, é uma federação de organizações de enfermagem em terapia intensiva com presença na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, cuja filosofia é empoderar a categoria, através do apoio, assessoria e trabalho em colaboração com organizações de enfermagem em terapia intensiva e profissionais, sem distinção de qualquer tipo.

A parceria com o Condepe proporciona a criação de laços e a consolidação dos objetivos da Fleci, membro da Federação Mundial de Enfermeiros em Cuidados Intensivos (www.wfccn.org), nos sindicatos e o fortalecimento das organizações de enfermagem em terapia intensiva na América Latina, para tornarem-se uma voz coletiva e advogar por enfermeiros de terapia intensiva e pessoas gravemente doentes na América Latina.

Assim, o Condepe, como a Fleci, passa a representar não apenas a categoria no Brasil, mas em toda a América Latina, melhorando o padrão de atendimento prestado a pessoas gravemente doentes e suas famílias e promovendo a cooperação, colaboração e apoio entre organizações e enfermeiros em terapia intensiva.

O avanço na arte e ciência da enfermagem, um dos principais pilares do Condepe desde sua primeira edição, em 2018, através da premiação de trabalhos científicos, aproxima ainda mais os dois eventos. A presidente do Comitê Científico do Condepe, Dra. Renata Pietro, também presidente do Coren SP – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, ressalta a importância desta parceria:  “Juntos podemos trabalhar mais e melhor pelo reconhecimento da enfermagem em terapia intensiva na América Latina, através da cooperação e colaboração entre profissionais da categoria, estabelecendo padrões comuns entre os países membros da Fleci para educação, prática e gerenciamento de enfermagem em terapia intensiva”.

“A adesão da Fleci ao Condepe vem em um bom momento.  Com certeza esta parceria será importante na promoção e apoio para as iniciativas de pesquisa em terapia intensiva que permitam avanços no cuidado da pessoa gravemente enferma e de sua família, além de colaborar para a evolução dos programas de educação”, reitera Dr. Oscar Cabrera, presidente da Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva, que no 3º Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem ministrará a aula “Nursing Now na América Latina: Como o Empoderamento da Enfermagem pode modificar desfechos”.

O 3º Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, que que em 2020 homenageará o Bicentenário de Florence Nightingale – reconhecida como a “primeira” enfermeira do mundo – contará com mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais focados em transmitir as mais modernas práticas e trazer os temas mais relevantes para o aprimoramento dos participantes do congresso. As inscrições de trabalhos científicos para 2020 já estão abertas e devem ser feitas através do site oficial do Condepe – https://inscricao.condepe.com.br/trabalhocientifico/inicio.php. O prazo se encerrará em 31 de março de 2020, ou quando atingir o número máximo de 400 trabalhos, e o profissional deverá obrigatoriamente estar inscrito na 3º edição do Congresso – as inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no site da instituição – https://www.condepe.com.br/inscreva-se/ – até 19 de abril de 2020.

Registre su e-mail y entérese de las novedades del Condepe: