A precursora da Enfermagem moderna e suas contribuições à luta contra a COVID-19

02 Abr 2020

A precursora da Enfermagem moderna e suas contribuições à luta contra a COVID-19

Nascida em 1820 em Florença, na Itália, Florence Nightingale foi pioneira no tratamento de feridos em batalhas e é considerada a fundadora da Enfermagem moderna. Seus esforços e estudos são até hoje praticados na assistência aos pacientes em todo o mundo.

O reconhecimento mundial de Florence veio de sua atuação durante a Guerra da Crimeia (1853-1856). O conhecimento profissional adquirido a fez estabelecer protocolos de abordagem que colaboraram para reduzir a mortalidade dos soldados britânicos.

Com a atual pandemia de coronavírus (COVID-19) que o mundo enfrenta, o acompanhamento de estatísticas que se utiliza hoje na saúde pública tem influência em outra grande contribuição de Florence: o uso de gráficos para melhorar a interpretação de dados.

Exatamente no ano do bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde e a OMS – Organização Mundial da Saúde definiram o ano de 2020 como o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia.

Uma justa homenagem àquela que representa todos os profissionais que hoje estão na linha de frente dos esforços de conter as transmissões da COVID-19.

Registre su e-mail y entérese de las novedades del Condepe: